Relatório - Comparação entre as arquiteturas RISC e CISC
Este artigo relata a polemica que sempre houve em torno de qual dessas arquiteturas de processadores é melhor, o processador é a unidade principal do computador, ele controla o fluxo dos programas, executa operações lógicas e aritméticas, acessa a memória, e faz solicitações aos periféricos. A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores vem com identificação e literatura descrevendo o processador que contém dentro de si, arquitetura CISC e RISC.
A CISC (Complex Instruction Set Computing - Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções, no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas. A principal intenção desta arquitetura CISC é transferir a complexidade do software para o hardware.
A RISC (Reduced Instruction Set Computing - Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas. Sua proposta baseou-se em um conjunto reduzido de instruções, sendo definidas apenas as mais frequentemente utilizadas e se evitando o uso de microcódigos.
É possível afirmar que atualmente não existe praticamente nenhum processador que siga estritamente uma das duas filosofias. Os fabricantes misturam características das duas arquiteturas, por simples questão de desempenho. Por que ficar de um lado ou de outro, se é possível juntar o melhor dos dois.
Resumo do Artigo “Comparação entre as arquiteturas de processadores RISC e CISC”
Este artigo relata a polemica que sempre houve em torno de qual dessas arquiteturas de processadores é melhor, o processador é a unidade principal do computador, ele controla o fluxo dos programas, executa operações lógicas e aritméticas, acessa a memória, e