Registradores
Curso de Rede de Computadores
Pesquisa sobre: Registradores, Clock, CISC/RISC, Periféricos de entrada e saída, UC e ULA e Barramentos.
Pesquisado pelos alunos:
Anderson Rolon
Rafael Moreira
Macapá
2014
Registrador
O registrador é um dispositivo de armazenamento de dados existente dentro do processador. O tamanho do registrador é medido em bits, variando de 32 a 256 bits nos processadores atuais. O conjunto de todos os registradores forma uma memória interna do processador, de alta velocidade, mas de baixa capacidade se comparada com outras memórias (cache, principal, disco rígido, CD). O registrador é a memória mais rápida da hierarquia de memória do computador; é possível ler e escrever rapidamente nele.
Todo dado a ser processado precisa estar armazenado no registrador. Antes de executar uma instrução, todos os dados que a instrução precisa são lida da memória cache e armazenados nos registradores. A instrução indica quais registradores devem ser usados e qual operação (soma, subtração, multiplicação...) deve ser executada sobre eles. Os valores dos registradores são processados pelos circuitos internos do processador para gerar como resultado um novo valor, o qual é armazenado num registrador. Como exemplo, temos a instrução add al, cl do processador 80386, Figura 71, em linguagem assembly (linguagem de programação). O processador não executa código assembly diretamente. É necessário converter um programa escrito em assembly para linguagem de máquina, a qual pode ser executada pelo processador. Por exemplo, 0000 0000 1100 1000 (código binário de máquina). A instrução add soma os registradores ale cl e coloca o resultado em al, portanto, add al, cl corresponde a al=al+cl cl.
Quando se diz que um processador é de 32 bits ou 32-bit, significa que ele possui registradores de 32 bits. Os processadores Intel 80386, Intel Pentium 4 e AMD Athlon XP são de 32 bits. Os processadores Intel