Informatica
1.1 Introdução à arquitetura de computadores.
Processamento de dados é uma serie de atividades realizadas ordenadamente, sendo que dividindo em três etapas: dados são as informações iniciais ou originais, processamento é a manipulação das informações coletadas e informação é o resultado final.
A organização trata os aspectos relativos a alguns componentes específicos como, por exemplo, a tecnologia utilizada para construir uma memória.
A arquitetura é a parte mais utilizada pelos programadores que verificam as características da maquina para construir um programa especifico.
Evoluções e características dos computadores pessoais e portáteis
O Altair foi o primeiro a ser lançado para uso pessoal pela empresa MITS, usava como base o microprocessador Intel 8080.
Logo surgiu o Apple I que tinha como característica o microprocessador - dispositivo que reúne num mesmo chip, todas as funções do processador central, sendo substituído pelo Apple II.
O grande avanço apresentado pelo sistema era a utilização de interface gráfica para alguns softwares. Também era possível utilizar processadores de texto, planilhas eletrônicas e bancos de dados.
Essa mesma Apple foi responsável pela inauguração dos mouses na computação pessoal, juntamente com os sistemas operacionais gráficos.
Em 1981, a IBM lança o seu PC (Personal Computer) que utilizava o sistema operacional MS-DOS, desenvolvido pela Microsoft. Posteriormente os PC’s passaram a utilizar processadores cada vez mais potentes como: 286, 386SX, 386DX, 486SX, 486DX, o Pentium que é utilizado até hoje.
Na década de 90 surgem os computadores que, além do processamento de dados, reúnem fax, modem, secretária eletrônica, scanner, acesso à Internet e drive para CD-ROM.
Os computadores portáteis (laptops e palmtops), marcas da miniaturização da tecnologia, também se popularizam nos anos 90. (escrito por Julia Gadelha)
Considerando o progresso da