Diversos
Ana Marise
Programa de Engenharia de Produção e Sistemas UFSC/EPS e-mail: amasouza@furb.rct-sc.br
Glaucia Marian Tenfen
Programa de Engenharia de Produção e Sistemas UFSC/EPS e-mail: glaucia@furb.rct-sc.br
Karen Lisa Ferreira Knierim
Programa de Engenharia de Produção e Sistemas UFSC/EPS e-mail: lisa@eps.ufsc.br
Resumo
Para que se possa fazer uma avaliação dos movimentos realizados pelo trabalhador durante sua atividade de trabalho, é importante sabermos como se caracterizam os movimentos, os limites da movimentação do corpo e as diversas maneiras de registrarmos estes movimentos. Este artigo tem por objetivo fazer uma exposição da limitação das partes do corpo mais solicitadas durante a realização do trabalho, a importância do conhecimento destas limitações e seus registros.
Palavras-chave: ergonomia, movimentos, métodos de registro.
1.Introdução
A ergonomia "é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia". ( Wisner, 1987).
Destaca-se dentro deste conjunto de conhecimentos, os movimentos, como fator importante no projeto dos dispositivos de comando e de controle, equipamentos e instrumentos, máquinas e painéis.
Suzan Hall (1993), conceitua movimento como "o fenômeno caracterizado pela mudança da posição de um corpo no espaço"
O sistema muscular é o responsável pelo aparelho de movimentação das pessoas, através da combinação de diferentes músculos, que pode envolver características e custos energéticos diferentes.
Segundo Itiro Iida (1993), "o operador experiente se fatiga menos porque aprende a usar aquela combinação mais eficiente em cada caso economizando as suas energias".
2.