Tcc-técnico em comércio- centro paula souza- ubatuba-sp
GESTÃO
As palavras Gestão e Administração fazem parte do cotidiano de várias pessoas, mas o intercâmbio destes termos é feito com frequência, de maneira indiscriminada, e poucas são as obras que almejam impor um marco limítrofe entre esses conceitos. Buscando pontuar os conceitos de administração e gestão lança-se mão de vários autores e suas teorias.
O uso da palavra gestão vem se intensificando no Brasil de forma conspícua. O volume de obras publicadas utilizando esta expressão vem tomando conta das prateleiras de negócios das livrarias. Os cursos de gestão que sejam puramente de Gestão ou Gestão com qualquer delimitador que o tragam ( ambiental, comercial, de produção, etc..) envolvem as faculdades de administração em todo o país.
Neste contexto o termo administração perdeu seu status e cedeu parte de seu lugar para a gestão. Porém quando se questiona as pessoas sobre o que é um termo ou outro, surgem as dificuldades das delimitações de ambos. Não é cabível a uma área de conhecimento, deixas dúvidas sem respostas, principalmente quando estas dúvidas recaem sobre o próprio nome.
Gestão e Administração são termos tão triviais, quanto a intimidade entre eles, é o intercâmbio entre eles que leva a muitos compreendê-los como sinônimos. Mesmo em produtos acadêmicos isto parece ser verdade, por exemplo, Ferreira (1997) que aborda no início de sua obra a temática “ Gestão ou Administração?”, faz um paralelo desta problemática para outras línguas. Assume para o português a mesma postura que ele alega ser ponto comum para os dois idiomas, ou seja, não há uma clara definição sobre esses termos. Em sua análise coloca gestão como mais apropriada para ação sobre o bem privado e administração correto para o bem público.
Robert L. Trewathe (1979:26-27), fala dos primórdios da administração, ainda não de empresas, mas sim de outras organizações como o exército de Alexandre, o Grande Cesar. Relata os primeiros estudos sobre administração na Grécia