Filosofia a republica
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA: CONCEITOS BÁSICOS
O Projeto Político-Pedagógico é uma forma de organização do trabalho pedagógico da escola que facilita a busca de melhoria da qualidade do ensino. Esta organização se dá em dois níveis: no da escola como um todo, o que envolve sua relação com o contexto social imediato; e no da sala de aula, incluindo as ações do professor na dinâmica com seus alunos.
A elaboração do Projeto Político-Pedagógico necessita de um referencial que o fundamente:
Os alicerces estão nos pressupostos de uma teoria pedagógica viável, que parta da prática social e do compromisso de solucionar as deficiências institucionais.
O Projeto Político-Pedagógico visa a qualidade em todo o processo vivido pela escola. Não é um rearranjo formal da instituição escolar.
Por meio do Projeto Político- Pedagógico da Escola buscamos: * democratização do processo de planejamento; * melhoria da qualidade de ensino; * incentivo às atividades culturais; * desenvolvimento da avaliação institucional da escola; * qualificação e desenvolvimento funcional do pessoal técnico-administrativo e técnico-pedagógico; * agilização da prática administrativo-pedagógica e * provimento de condições facilitadoras para o efetivo cumprimento dos fins da escola.
Princípios norteadores do Projeto Pedagógico
O Projeto Político-Pedagógico, como forma de organização do trabalho da escola, fundamenta-se nos princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita:
A - Igualdade - de condições para acesso e permanência na escola. Sabemos que há grandes desigualdades de natureza sócio-econômica, cultural e de cor entre as crianças, antes mesmo de chegarem à escola. Os alunos já são desiguais no ponto de partida. Sabemos também que a escola é permeável aos mecanismos de discriminação e exclusão que existem na sociedade. B -