POSICIONAMENTO CIRURGICO
Posição cirúrgica é aquela em que é colocado o paciente, após anestesiado, para submeter a um procedimento cirúrgico. A área operatória deve estar adequadamente exposta para facilitar o procedimento cirúrgico.
Posição decúbito dorsal: É aquela em que o paciente se encontra deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica.
Exemplos: utilizado em cirurgias craniana, torácica e peritonial. - colecistectomia - cesariana - craniotomia - drge - tireoidectomia.
Posição decúbito ventral: o paciente fica deitado de abdômen para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável na posição de decúbito ventral.
Exemplo: posição utilizada para realização de cirurgias da coluna, ânus, reto e outros. - hemorroidectomia. - hérnia de disco.
Posição fowler ou sentada: o paciente permanece semi-sentado na mesa de cirúrgia. Posição utilizada para conforto do paciente quando há dispnéia.
Exemplo: posição utilizada para realizada de cirurgias que necessitam de melhor visualização do tórax. - cirurgia de mamoplastia. - dreno de tórax.
Posição de litotômia ou ginecológica: o paciente permanece em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas, e os braços estendidos e apoiados em talas.
Exemplo: posição utilizada para realização de cirurgias da cavidade perianal e ginecológica. - perineoplástia. - hemorroidectomia. - histerectomia vaginal.
Posição de canivete(kraske): o paciente se encontra em decúbito ventral, com as coxas e pernas para fora da mesa e o tórax sobre a mesa, a qual está levemente inclinada no sentido oposto das pernas, e os braços estendidos e apoiados em talas.
Exemplos: posição utilizada para realização de cirúrgias proctológicas. - hemorroidectomia. - retirada de corpo estranho. -