Posicionamento Cirurgico Daiane
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
DÉBORA GONÇALVES DA SILVA
TURMA 3
CLÍNICA CIRÚRGICA: PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO - CME E CC
POSICIONAMENTO CIRÚRGICO
Professora Enfermeira Daiane Ferreira
CAPÃO DA CANOA, JUNHO 2015.
POSICIONAMENTO CIRURGICO
É o procedimento importante na assistência de Enfermagem no período Peri operatório. O principal objetivo desse procedimento é promover ótima exposição do sítio cirúrgico e ao mesmo tempo a prevenção de complicações decorrentes do posicionamento cirúrgico. Para tal e essencial o trabalho em equipe e a utilização de dispositivos e equipamentos de posicionamento específicos para cada paciente.
Posição Cirúrgica, é aquela em que é colocado o paciente, após anestesiado, para submeter a um Procedimento Cirúrgico. A área operatória deve estar adequadamente exposta para facilitar o Procedimento Cirúrgico.
# Decúbito Dorsal ou Supina – O paciente encontra-se deitado de costas, com as pernas estendidas e os braços estendidos e apoiados em talas. O dorso do paciente e a coluna vertebral estão repousando na superfície do colchão da mesa cirúrgica. Normalmente essa posição é utilizada em cirurgias de Colecistectomia, Cesarianas, Craniectomia e Tireoidectomia.
# Decúbito ventral ou Prona – O paciente fica deitado de abdômen para baixo, com os braços estendidos para frente e apoiados em talas. O sistema respiratório fica mais vulnerável nesta posição. Mais utilizada em cirurgias de coluna, ânus, reto e outros. Ex: Hemorroidectomia e Hérnia de disco.
# Posição Fowler ou Sentada – O paciente permanece semi sentado na mesa de operação. Posição utilizada para o conforto do paciente com dispneia. Utilizadas em cirurgias que necessitam melhor visualização do tórax. Ex: Cirurgia de Mamoplastia e Dreno de tórax.
# Litotomia ou Ginecológica – O paciente permanece em Decúbito Dorsal com as pernas flexionadas, afastadas e apoiadas em perneiras acolchoadas e os braços