Apostila 6 MEDIDAS E AVALIA O DE DESEMPENHO EM PRODU O E OPERA ES
Administração da Produção - Apostila nº. 06
Profª. Me. Josélia R. Silva
Correa, Henrique L.
Administração de Produção e
Operações. São Paulo: Atlas,
2005.
Capítulo 5.
MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PRODUÇÃO E OPERAÇÕES.
1. O que é e por que fazer medida de desempenho?
Medição de desempenho é o processo de quantificar ação, em que medição é o processo de quantificação da ação que leva ao desempenho. De acordo com uma visão mais mercadológica, e numa lógica competitiva, as organizações, para atingir seus objetivos, buscam satisfazer a seus clientes e outros grupos de interesse de forma mais eficiente e eficaz que seus concorrentes. Os termos eficiência e eficácia têm de ser usados com precisão neste contexto:
Eficácia: refere-se à extensão segundo a qual os objetivos são atingidos ou seja, as necessidades dos clientes e outros grupos de interesse da organização são satisfeitas; Eficiência: por outro lado, é a medida de quão economicamente os recursos da organização são utilizados quando promovem determinado nível de satisfação dos clientes e outros grupos de interesse da organização.
Essa diferenciação é importante, porque não só ela permite identificar duas importantes dimensões de desempenho, mas também chama a atenção para o fato de que há razões internas (referentes ao uso de recursos) e externas (referentes ao nível de serviço aos clientes e outros grupos de interesse) para perseguir determinados cursos de ação.
O nível de desempenho de uma operação é função dos níveis de eficiência e eficácia que suas ações têm. Então:
Medição de desempenho pode ser definida como o processo de quantificação da eficiência e da eficácia das ações tomadas por uma operação;
Medidas de desempenho podem ser definidas como as métricas usadas para quantificar a eficiência e a eficácia de ações.
Um sistema de medição de desempenho pode ser definido como um conjunto coerente de métricas usado para quantificar ambas, a eficiência e a eficácia das