POSICIONAMENTO CIRÚRGICO
POSICIONAMENTO CIRÚRGICO
CAMPO GRANDE - MS
2014
FACULDADE MATO GROSSO DO SUL
POSICIONAMENTO CIRÚRGICO
Trabalho Acadêmico do curso superior de enfermagem da Faculdade Mato Grosso do Sul para a disciplina de centro cirúrgico, como requisito de avaliação.
CAMPO GRANDE - MS
2014
SUMÁRIO
1. Introdução. 04
2.Posicionamento do paciente para a cirurgia 05
3.Tipos de posição cirúrgica 05
3.1 Posição decúbito dorsal 05
3.2. Posição decúbito ventral 06
3.3 Posição fowler ou sentada 06
3.4 Posição litotômica ou ginecológica 07
3.5 Posição Jacknife ou canivete 08
3.6 Posição lateral ou SIMS 08
3.7 Posição Trendelemburg 09
4.Cuidados no posicionamento do paciente no período operatório 09
5.Cuidados no Posicionamento do paciente no período pós-operatório 10
6. Conclusão.............................................................................................................................11
7. Referências 12
1. INTRODUÇÃO Neste trabalho iremos abordar as posições que os pacientes são submetidos após anestésico para realização do ato cirúrgico.
O paciente é submetido à posição cirúrgica, para que a área operatória esteja adequadamente exposta para a realização do procedimento.
Ao posicionar o paciente, vários cuidados devem ser tomados para não causar dor, desconforto e para que não haja compressão da circulação. Todos os cuidados serão abordados no decorrer deste trabalho acadêmico.
2. POSICIONAMENTO DO PACIENTE PARA A CIRURGIA.
Posição cirúrgica é aquela em que o paciente é colocado, após anestesiado para ser submetido a um procedimento cirúrgico. A área a ser operada deve estar exposta para facilitar o procedimento cirúrgico.
Posicionar o paciente exige destreza, força e habilidade da equipe médica e enfermagem para mobilizar o corpo do paciente,