pos modernismo e pos estruturalistas - prova
Para os pós-modernos os dados como tais não nos dizem nada interessante sobre a realidade que queremos conhecer. Os dados em si mesmos não possuem significado além daquele que os sujeitos que estudam lhe atribuem. Nesse sentido, em uma abordagem perspectiva, a interpretação se torna mais importante que o dado empírico, e o esforço teórico se volta para a analise das próprias teorias, seus temas, metodologias e pressupostos.
A teoria critica de inspiração pós-moderna nega que posamos tratar a política de maneira semelhante a fenômenos naturais e, consequentemente, que seja aceitável adotar uma metodologia comum.
b- Os pós-modernos afirmam que toda teoria é normativa, ou seja, formulada a partir de uma visão de mundo baseada em valores. Não existe um lugar que esteja "acima" de todos outros e que nos permita uma perspectiva ampla e total da realidade.
2) Destaca se três pontos centrais do argumento pós - moderno sobre o lugar das RI na política externa:
As Relações Internacionais contribuem para a construção da visão de mundo que separa o espaço doméstico do internacional que está na base de toda reflexão moderna sobre a política.
As Relações Internacionais têm papel fundamental na produção do discurso de soberania, que é constitutivo da concepção moderna de sujeito e de Estado
As Relações Internacionais são responsáveis pela formulação do discurso de anarquia como uma esfera de incerteza, violência e repetição, que se contrapõe ao discurso do sentido, da cooperação e do progresso na esfera domestica do Estado.
3)
FILOSOFIA POLÍTICA DE MICHEL FOUCALT
- Toda forma de dominação depende de uma articulação entre conhecimento