Portugues oriental
No Brasil, ela acontece de quatro em quatro anos, em cargos federais, estaduais e municipais.
A campanha política é apresentada nos principais veículos de comunicação, como: televisão, revistas, jornais e rádios. As campanhas acontecem nos períodos próximos anteriores à eleição, que geralmente ocorre no mês de outubro.
Na televisão, existe uma lei de campanha eleitoral obrigatória que impõe a exibição da campanha política no horário nobre, onde são apresentadas as principais propostas dos candidatos, seus trabalhos, histórico, entrevistas, etc.
No rádio, apesar da perda de espaço para outras mídias, continua sendo um veículo muito importante para a campanha eleitoral.
As vantagens de a campanha política ser apresentadas na rádio são: imediatismo, baixo custo, instantaneidade, autonomia, entre outros.
Nos jornais e revistas, as campanhas são pagas, e deverá constar no anúncio, o valor pago pela publicação.
Campanhas corpo a corpo
Esta fase acontece antes e durante o período da propaganda eleitoral. É Nesta fase que a candidatura deverá ganhar “corpo” e “movimento”. “Corpo” é a implantação da campanha na sociedade, onde quem apoia precisa mostrar seu apoio e trabalhar para conseguir outros. O “corpo” da candidatura será demonstrado por sua presença na rua e os eventos realizados pelo candidato, como passeatas, carreatas e comícios. Já o “movimento” da campanha significa o ritmo de atividades que vai ser criado.
Produtos de Campanha
Os produtos da campanha política são as propagandas do político. Geralmente contendo a foto, número do candidato e partido do qual ele faz parte. EX: fachas, bandeiras, banners, adesivos, folhetos, etc.
Jingles Políticos
Ao longo da História política brasileira, essas canções foram importantes para apresentar e solidificar o nome (e o número) de candidatos na mente dos eleitores. Na teoria, a receita é