A Politica externa joanina e a anexação de caiena: 1809-1817
www.revistatemalivre.com
(página inicial)
Conheça outros artigos referentes ao período/tema disponíveis na Revista Tema Livre:
Breves considerações acerca da Província Cisplatina: 1821-1828
As incursões franco-espanholas ao território português: 1801 - 1810
Moeda e Crédito no Brasil: breves reflexões sobre o primeiro Banco do Brasil (1808-1829)
A Presença Luso-brasileira na Região do Rio da Prata: 1808-1822.
Texto de Fábio Ferreira
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo abordar brevemente a anexação de Caiena pelo príncipe regente português D. João no contexto europeu e sul-americano do início do século XIX e as características da ocupação joanina na região, dialogando, sempre que possível e em determinados aspectos, com as incursões realizadas pelo príncipe na Banda Oriental.
Assim, o próximo item, para a melhor compreensão do estabelecimento de uma possessão francesa na América do Sul, é dedicado ao corte temporal que compreende entre o primeiro estabelecimento francês no território do atual Brasil, mais especificamente na Baia de Guanabara, até a trasmigração da Corte portuguesa para a mesma região.
O terceiro item diz respeito às duas regiões anexadas por D. João durante o seu reinado americano: Caiena e a Banda Oriental, explicitando as razões e as argumentações em torno de tais empreendimentos.
No item seguinte, a capitulação de Caiena e a administração portuguesa da mesma são abordadas, havendo, inclusive, uma breve comparação com o governo do general Lecor em Montevidéu.
O Congresso de Viena e a devolução de Caiena aos franceses são questões apresentadas no item cinco do trabalho, além das manobras por parte dos diplomatas de Portugal e França na restituição e restabelecimento dos limites entre os domínios dos dois países na América.
Assim sendo, nas linhas que se seguem, encontram-se informações a respeito da anexação de Caiena pelos