historia bordados
Uma das consequências da expansão política, religiosa e económica dos portugueses traduziu-se no intercâmbio de novas formas culturais e artísticas, e os portugueses rapidamente descobriram a perícia e o virtuosismo das indígenas ao fazer as suas obras. Da Índia passaram, também, a ser trazidas para Portugal bordadoras habilidosas que se juntavam aos colchoeiros (designação dada aos fazedores de colchas no século XVI).
Os espécimes provenientes do Oriente eram na maioria bordados para suspensão e colchas bordadas num suporte acolchoado, alguns decorados com faixas, onde se representavam cenas bíblicas ou heroicas, caçadas, motivos vegetalistas, entre outros, comuns na arte oriental.
É natural que toda essa produção, de diversos centros, com diferentes cargas e estilos, tenha exercido uma forte influência no Bordado de Castelo Branco, particularmente em composições mais elaboradas que a nível temático e compositivo salientam uma acentuada ligação com o bordado indo-português.
Em Portugal, nos conventos femininos a arte de bordar adquiriu grande perfeição, levando à possibilidade de terem sido centros divulgadores deste bordado, quer como locais de educação, quer de produção.
Adaptado de "O Bordado de Castelo Branco"nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn- nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn- nnnnnnnnnnnnnnnnnO facto da Península Ibérica ter estado sob domínio árabe levou a uma produção de têxteis e bordados que obedeciam as regras estéticas muçulmanas e se destinava aos circuitos comerciais do mundo árabe.
Uma das consequências da expansão política, religiosa e económica dos portugueses traduziu-se no intercâmbio de novas formas culturais e artísticas, e os portugueses rapidamente descobriram a perícia e o