Exercícios de geologia 1° período engenharia ambiental
1)Qual a diferença entre experimento, hipótese, teoria e fato?
Fatos são os dados do mundo
Hipótese é a tentativa de resolver um problema por meio de suposições que possam ser testadas através de observações ou experiências, cuja finalidade é explicar certos fatos ou observações.O experimento vem a ser então uma forma de testar ou refutar hipóteses, que cujos resultados podem, desse modo, ser mais o menos previsto com base naqueles conhecimentos anteriores.A Teoria nada mais é uma hipótese que já reuniu um número considerável de evidências, obtidas por um grande número de pesquisadores independentes a partir de experimentos e observações. Portanto, soa estruturas de ideias que explicam e interpretam fatos.
2)Como e por que os planetas interiores diferem dos planetas gigantes exteriores?
-Planetas interiores: rochosos
-Planetas exteriores: gasosos
Os planetas terrestres formam-se perto do Sol, onde as temperaturas são bem adaptadas para as rochas o e metais se condensar. Os planetas jovianos/gigantes se formariam mais distantes, depois da chamado linha de gelo, onde as temperaturas são baixas o suficiente para a condensação de gelo.
3) O que causou a diferenciação da Terra e qual foi o resultado?
A temperatura atinge o ponto de fusão dos silicatos, ferro e níquel, que constituem o protoplaneta Terra. Inicia-se, então, a diferenciação, isto é, a separação dos materiais constituintes da Terra.
• Os materiais mais densos, ferro e níquel, migram, por diferença de densidade, para o centro da Terra, onde vão originar o núcleo. Os materiais de média densidade, silicatos associados a ferro e a níquel, ocupam a zona média da Terra, dando origem ao manto terrestre. Finalmente, os silicatos, pouco densos, atingem a sua temperatura de solidificação, formando-se a crosta terrestre. O núcleo, devido às elevadas temperaturas que possui e à produção de calor, continua a manter-se, ainda hoje, no