Economia
O estudo abordado demonstra que a atividade econômica é uma ciência social aplicada que estuda a maneira como os bens e serviços são produzidos, distribuídos e consumidos. É considerada uma ciência econômica, pois estuda a organização e o funcionamento da sociedade em relação a outras áreas econômicas, buscando a satisfação das necessidades dos indivíduos.
Com a análise da teoria os modelos econômicos são construídos com base nos métodos matemáticos e nas probabilidades estatísticas para comprovar hipóteses e identificar relações entre as variáveis. Varias relações de comportamento econômico são representadas por meio de funções matemáticas e gráficos ilustrativos. Além disso, as avaliações econômicas e financeiras envolvem operações matemáticas, ajudando a compreender melhor a situação e propor soluções dos fatos no mercado consumidor.
Podemos definir a produção econômica como uma combinação dos bens e serviços e os fatores de produção com remuneração sendo utilizados na satisfação das necessidades humanas. Dependendo da situação do desenvolvimento econômico desses recursos disponíveis nos fatores de produção pode-se haver uma expansão ou redução nas fronteiras de possibilidades de produção.
A microeconomia compõe o sistema econômico de unidades individuais, visando à compreensão da oferta e da demanda, analisando os fatores que levam o aumento de determinado preço ou serviço. Na macroeconomia é analisado o sistema em um todo onde seu objetivo é formular políticas que estabeleçam o equilíbrio entre renda e despesa nacional nos índices de preços, taxa de juros, entre outros.
O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejado pela procura e pela oferta se igualam.
Os problemas básicos da economia podem ser resolvidos pela concorrência dos mercados e pelo mecanismo dos preços. O consumidor sempre procurará maximizar a utilidade ou a satisfação, e o produtor o lucro. O