Portugues- implicito e pressuposto
Curso de Graduação em Administração – Seção I
TEXTO, CONTEXTO E INTERLOCUÇÃO.
O QUE É UM TEXTO?
Um texto é uma manifestação linguística produzida por alguém, em alguma situação concreta (contexto), com determinada intenção.
Imaginemos a seguinte situação: você está passando pela rua e, diante de um edifício, vê alguém que sai correndo e grita: “Fogo!”. Nesta circunstância, a palavra “fogo” adquire um significado mais abrangente para você do que a mera referência a um processo de combustão. Sua interpretação será a de que há aí se incendiando naquele edifício e a pessoa que dele saiu correndo tenta, com seu grito, alertar outras pessoas e, se possível, conseguir ajuda. A pessoa está, com seu grito, realizando uma manifestação lingüística; a situação concreta é o edifício que pega fogo e a intenção é a de avisar outras pessoas do perigo e conseguir socorro. Logo, naquela situação específica, “fogo” pode ser tomado como um texto. O que dá sentido a um texto é, portanto, combinação destes fatores: o lingüístico, o contextual e o intencional.
Devemos ainda, considerar outro importante aspecto ao falarmos sobre texto. Ele é sempre dirigido a alguém, ou seja, a situação de produção de um texto supõe a existência de um interlocutor a quem ele se dirige. Isso também é evidenciado no exemplo dado. A pessoa que grita “fogo” espera ser ouvida e compreendida por outras pessoas.
Como veremos adiante, diferentes tipos de interlocução são estabelecidos no momento de produção do texto, e pode-se mesmo dizer que o sentido dos textos é construído na interação entre o seu autor e o interlocutor a quem se destina.
A RELAÇÃO TEXTO E CONTEXTO
O que é o contexto de um texto? Se formos ao dicionário, encontraremos algumas informações que podem ser bastante úteis para compreender o sentido desse termo:
Contexto: 1. inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou uma situação; 2. o conjunto de