Dicas de portugês
1. INFORMATIVIDADE: acrescentar uma idéia nova; trazer algo diferenciado. Nada tem a ver com informação. “Não chover no molhado.”
2. SITUACIONALIDADE: situar na proposta do texto; adaptar uma linguagem apropriada para o leitor, o público alvo.
3. INTENCIONALIDADE: verificar qual a INTENÇÃO do meu texto. A depender da INTENÇÃO a estrutura do texto tem uma forma apropriada.
4. INTERTEXTUALIDADE: como se fosse a comunicação de um texto com outro. Todo texto tem intertextualidade uns com os outros.
5. COESÃO: união íntima das partes de um todo; conexão. Concordância, união. A coesão é visível, lingüisticamente identificada. Conectivos: pronome, conjunção, etc.
6. COERÊNCIA: harmonia de idéias, ou acontecimentos.
7. ACEITABILIDADE: ACOLHIMENTO, RECEPTIVIDADE. Quando o leitor gosta do texto.
SEMÂNTICA: estudo das mudanças ou trasladações sofridas, no tempo e no espaço, pela significação das palavras. É o estudo do sentido das palavras.
1. CONOTATIVA: SENTIDO FIGURADO, NÃO LITERAL, IRREAL DE UMA PALAVRA.
2. DENOTATIVA: SENTIDO REAL, LITERAL DE UMA PALAVRA.
3. IMPLÍCITOS: que está envolvido, mas não de modo claro. ALGO QUE É DITO NAS ENTRELINHAS. PODEM SER DE DOIS TIPOS:
a) PRESSUPOSTO: QUE SE SUPÕE QUE SE PRESUME. MENSAGEM IMPLÍCITA IDENTIFICADA POR UMA PALAVRA. QUANDO NÃO MUDA O SENTIDO DA PALAVRA E SE IDENTIFICA PELA PALAVRA É UM PRESSUPOSTO.
b) SUBENTENDIDO: TAMBÉM SÃO IMPLÍCITOS, PORÉM NÃO INTERPRETADO PELA PALAVRA. QUANDO MUDA O SENTIDO É UM SUBENTENDIDO.
4. AMBIGUIDADE: DUPLO SENTIDO NÃO PROPOSITAL. DUPLO SENTIDO COMETIDO POR ALGUÉM QUE NÃO SOUBE. É DESFEITA ATRAVÉS DA PRÓPRIA VISÃO DE MUNDO.
5. AMBIVALENTE: CAUSA O DUPLO SENTIDO PROPOSITADAMENTE.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA: tem a função de persuadir o receptor. É imperativa. Está implícita a persuasão. O objetivo: ação do emissor para persuadir e convencer o receptor.
FUNÇÃO EMOTIVA: sempre que a mensagem está centrada no emissor ou em 1ª