Cingapura
Podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo.
Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul) são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.
CINGAPURA
• Singapura ganhou soberania como a República de Singapura (permanecendo dentro da Commonwealth), em 9 de agosto de 1965; • O investimento estrangeiro direto e uma unidade liderada pelo Estado para a industrialização com base em planos elaborados pelo economista holandês Albert Winsemius criaram uma economia moderna, centrada na indústria, educação e planejamento urbano.
Cingapura é um exemplo de desenvolvimento rápido e com muita riqueza acumulada. Em apenas 50 anos o país saiu da pobreza total para ser um dos maiores centros financeiro do mundo, o que fez sua população ganhar muito dinheiro e qualidade de vida, sendo a quarta mais rica do planeta.
O início do desenvolvimento de Cingapura foi investindo pesado na população pobre, começando pela melhoria total na moradia de todos, construindo prédios e alocando para uma moradia digana, tanto que, hoje mais de 80% da população tem sua casa própria.
Vista do Hotel Marina Bay Sands em Cingapura
• A movimentada e populosa cidadeestado de Cingapura localiza-se na região sul da ilha, sendo um núcleo comercial e financeiro, onde centenas de multinacionais instalaram seus centros de