Portugues analise sintatica
São orações dependentes sintaticamente de outra. Exercem uma função sintática correspondente ao substantivo, adjetivo ou advérbio.
Exemplo: Os credores internacionais esperavam / que o Brasil suspendesse o pagamento dos juros.
Nesse exemplo, a segunda oração está subordinada à primeira, pois exerce função sintática de objeto direto do verbo esperar. Orações subordinadas substantivas
São aquelas que exercem função sintática própria de um substantivo, a saber: sujeito, objetodireto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito, aposto ou agente da passiva. Assim temos:
a) Subjetiva: Função de sujeito em relação ao verbo da principal.
Exemplos: É importante / que tenhamos o equilíbrio da balança comercial. Ainda se espera / que o governo mude as normas do imposto de renda. Ainda era esperado / que a equipe palmeirense se reabilitasse. Consta / que haverá mudanças no ministério, caso o presidente seja reeleito.
b) Objetiva direta: Função de objeto direto em relação ao verbo da principal.
Exemplo: Os contribuintes esperam / que o governo altere as normas do imposto de renda.
c) Objetiva indireta: Função de objeto indireto em relação ao verbo da principal.
Exemplo: O país necessita / de que se faça uma melhor distribuição de renda.
d) Completiva nominal: Função sintática de complemento nominal em relação a um substantivo, adjetivo ou advérbio da principa
Exemplos: O país tem necessidade / de que se faça uma reforma social. O governador era contrário / a que mudassem as regras do jogo. Percebia-se que agia favoravelmente / a que mudassem as regras do jogo.
e) Predicativa: Função de predicativo do sujeito em relação à principal.
Exemplo: O medo dos empresários era / que sobreviesse uma violenta recessão.
f) Apositiva: Função de aposto em relação a um termo da