Sintaxe e léxico no português do brasil
Como se sabe, a Língua Portuguesa é derivada do Latim, mais precisamente do Latim Vulgar. Ela é apresentada em fases: pré-histórica, proto-histórica e histórica, na qual a última se subdividi em Período Arcaico e Período do Português Moderno. Durante todo o tempo o Português sofreu aperfeiçoamento e enriquecimento lingüísticos, a partir do século XVI é que se iniciou uma uniformização da língua com vários acordos entre Brasil e Portugal. A história da língua portuguesa está ligada a fatos que pertencem à história geral da Península Ibérica. “Pode-se afirmar, com mais propriedade, que o português é o próprio latim modificado”. (COUTINHO, 1972, p. 46).
O Português do Brasil apresenta diferenças fonéticas, sintáticas, semânticas e lexicais do Português falado em Portugal. Vários Lingüistas estudam essas diferenças e mostram as formas que o Português do Brasil se apresenta.
a nossa língua nacional é, em substância a portuguesa, modificada na pronúncia, com leves e pouco numerosas alterações sintáticas, mas copiosamente opulenta no léxico pelas contribuições indígenas e africanas e pelos produtos da criança interna. (apud CARVALHO; NASCIMENTO, 1981, p. 99).
Sintaxe
A sintaxe é apresentada na escola apenas de uma forma, das tantas que existe, para analisar as sentenças, o que é feito é a análise da conexidade da sentença, se os termos de uma sentença (substantivo, verbo, complemento, etc.) foram empregados corretamente de acordo com sua função.
Para estudar essa estrutura sintática, pode-se analisar uma sentença a partir de diferentes diagramas, dependendo do que se quer “traduzir” dela. A gramática sintagmática divide a sentença em dois grandes blocos ou constituintes: um sintagma nominal (SN) e um sintagma verbal (SV) que subdividi em um verbo (V) e um SN. A gramática dita “categorial”, na qual o verbo “absorve” o elemento da direita e a gramática “de