Portos
Porto de Barra do Riacho ou Portocel
Porto Público, operado pela Portocel, movimenta cargas da Aracruz Celulose e da Cenibra.
Principais mercadorias: celulose e sal.
Recebe navios de até 70.000 TDW
Retroárea: 800.000 m2.
Acesso: Rodoviário e Ferroviário.
http://seaside-sp.com.br/portos2.html
Porto público, que abriga dois terminais privados: 1- Portocel, especializado na movimentação de celulose e madeira, de propriedade da empresa Fibria Celulose S.A, cujos Berços 920, 921, 923, 925 e 926 são especializados na movimentação de celulose e o Berço 924 utilizado na movimentação de madeira; 2- Terminal da Petrobras (Transpetro), para movimentação de gás e c5+. Nos limites da poligonal do Porto, a CODESA detém uma área de 50 hectares de terras para fins de arrendamento.
www.vitoriaport.com.br
Infraestrutura
Este porto está sob administração da CODESA, e é a única alternativa de ampliação da infraestrutura portuária pública do Espirito Santo e deverá se constituir num importante polo de cargas nos próximos anos. Possui calado atual de 10,67m e o projeto de ampliação prevê dragagem para 14,50m de calado e 16m de profundidade, o que demandará a retirada de 4 milhões de metros cúbicos de material arenítico, que poderá usado para aterro.
O modelo de licitação para uso da estrutura portuária de Barra do Riacho será por arrendamento e inicialmente serão licitados 3 módulos de um total de 4, com as seguintes especialidades:
• Carga geral;
• Granéis sólidos;
• Petróleo;
• Granéis líquidos.
www.es-acao.org.br/midias/pdf/1430.pdf
Competitividade (importação e exportação)
Considerando que das atividades econômicas que tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento do estado e do município, muitas estão vinculadas ao comércio exterior, tanto