Trabalho feito!
Definição da lei
A lei de Proust pode ser enunciada da seguinte maneira:
Quando duas ou mais substancias se combinam para formar um composto, elas devem guardar entre si proporções certas e definidas.
Explicação da lei
Ex: para obter sulfeto de ferro, devemos combinar o ferro e o enxofre na seguinte proporção: 7 partes de ferro para 4 partes de enxofre. Assim obtemos 11 partes de sulfeto de ferro.
De acordo com a lei temos:
7g de ferro + 4g de enxofre = 11g de sulfeto de ferro
Combinado 9g de ferro com 4g de enxofre, ainda assim conseguimos 11g de sulfeto de ferro, mas sobram 2g de ferro.
Da mesma maneira, ao combinar 7g de ferro com 5g de enxofre, iremos obter também 11g de sulfeto de ferro, mas agora sobrará 1g de enxofre.
Observe que, nessa combinação, a quantidade de ferro e enxofre pode ser diferente de 7g e 4g, respectivamente, mas ambas as substancias reagem sempre na relação de 7 para 4.
Pode-se perguntar: Por que a proporção das substancias reagentes para a formação do sulfeto de ferro é de 7 partes de ferro para 4 partes de enxofre?
Essa relação pode ser também conseguida pela massa atômica dos elementos. Como a massa atômica do ferro é 56 e a do enxofre é 32. Temos a proporção: 56:32
Para simplificar, dividimos cada um desses números pelo Maximo divisor comum, que é , e chegamos ao seguinte resultado: 7:4
Assim podemos concluir que na formação desse composto, os elementos com maior massa atômica participam em maior proporção.
EXPERIMENTO
Uma vela queimando dentro de um pires com água e tampada com um copo.
Procedimento :
Pega-se um prato com água e coloca-se no centro uma vela. Liga-se a vela e tampa-se com um copo (de cabeça para baixo). Acontece que ao passar do tempo, a água entra no copo até certa altura, e depois a chama se apaga...
Mas a pergunta é: por que a água entra.?
A resposta dada para as criancinhas é de que a chama consome o oxigênio e precisa algo para ocupar o seu lugar, então entra água.