porto
Juntamente com a corrida e a natação, é uma das melhores formas de aumentar a capacidade aeróbica.
É recomendado para a saúde cardiovascular. Pode contribuir para melhorar o funcionamento dos pulmões e do coração, reduzindo o risco de vir a ter doenças cardiovasculares. Além disso, também ajuda a prevenir doenças como a hipertensão, colesterol alto e diabetes.
Fortalece. Aumenta a resistência e a capacidade respiratória e pulmonar. Irá sentir-se mais ligeiro e cheio de energia.
Reduz o stress. Um passeio sobre as rodas é um dos exercícios mais relaxantes que existem, pois pedalar de forma rítmica pode ajudar, sem dúvida, a libertar tensões.
Ajuda a perder peso. A bicicleta ajuda a incrementar o gasto calórico e a combater os problemas de excesso de peso.
Desvantagens da bicicleta
Trânsito - Está cada vez mais caótico e perigoso para as bicicletas, especialmente em capitais muito grandes.
- Poucas ciclovias - Mesmo com o trabalho de São Paulo, por exemplo, de investir em ciclovias, ainda são muito poucas. Sem falar nas outras cidades. Ainda não é tudo interligado.
Clima - Não dá para ter a certeza se vai fazer sol ou chuva, ainda mais em climas malucos como o de São Paulo.
Terreno – Ruas e avenidas esburacadas, declives, asfaltos irregulares…
Segurança- É mais fácil de ser roubada.
Conforto- Torna-se desconfortável pois, é um transporte que exige força física, nos dias mais quentes os ciclistas chegam ao seu destino suados.
Curiosidades:
1 – Cerca de 100 milhões de bicicletas são fabricadas por ano no mundo inteiro.2- O americano John Howard foi o ciclista que quebrou o recorde de velocidade sobre a bicicleta, atingindo 245,08km/h.3- É possível estacionar 15 bicicletas no espaço de 1 carro.4- O fato de pedalar 25 minutos ou 4,2 quilômetros todo dia, diminui em 50% o risco de doenças cardiovasculares.5 - O custo para manter uma bicicleta é anualmente 20 vezes mais barato que manter