porto
IMPORTÂNCIA DA NR-29
Definição Geral – As recomendações contidas na normas de segurança e saúde do trabalho portuário NR29 . São aplicáveis aos trabalhos portuários realizados nos portos organizados,terminais privativos,podendo ser: Marítimos,Fluviais ou Lacustes.
OBJETIVO – Regular procedimentos que permitam uma gestão aos fatores de riscos presentes no ambiente de trabalho portuário. Operadores portuários ou empregados que realizam trabalho de carga e descarga portuária, a NR29 junto á legislação dar uma gestão de segurança e saúde,tanto em terra como nos navios ou embarcações.Administrado pela Companhia das Docas.
Conforme lei 8.630 de 25/02/1993,determina que os portos operem em duas modalidades: Uso público e Uso privado. O uso público funciona só dentro do porto,o privado pode situar-se fora da área do porto.
CARACTERISTICAS DE PORTOS – Aquele que foi construído e aparelhado para atender as necessidades da navegação e da movimentação e armazenagem de mercadorias concedido e explorado pela união,o trafego e operações portuárias estejam de uma autoridade portuária.Chama-se PORTO ORGANIZADO.Nele tem haver instalações que tenham ::Ancoradouros/Docas/Cais/Pontes e Píer de atracação e acostagem/Terrenos/Armazens/ Edificações e Vias de circulação interna(Infra-estrutura de proteção e acesso aquaviário aos portos.)
ATIVIDADES PORTUARIAS – CAPATAZIA – Movimentação de mercadorias nas instalações de uso publico,responsável por: Recebimento,conferencia,abertura,arrumação e entrega.São executados em terra,no costado do navio,dentro dos armazéns,um trabalho braçal com equipamentos de movimentação.Ex. Carretas,transportador contêiner e outros.
ESTIVA – Atividade de movimentação de mercadorias nos convés ou porões inclui:Arrumação,peação e desapeação,descarga e carregamento.
CONFERENCIA DE CARGA – Consiste na contagem de volumes, anotações das características das mercadorias(espécie,peso,numero,marcas).Verificação do Estado das mercadorias e outros.