Portifolio
Na nosso sociedade, porém o fenômeno foi suavemente gradativo. Começou pela chegada dos imigrantes das ex-colônias, que afinal até falavam a nossa língua, e, só com o boom da imigração dos anos 90, após a queda do muro de Berlim, o país se vê confrontado com o aparecimento dos povos de leste nas suas variadas expressões e de outros povos que, aproveitando a abertura das fronteiras da Europa, acabaram por rumar a Portugal. Além disso, aconteceu também uma imigras são em massa de brasileiros.
Tudo isto é relativamente recente e é preciso saber viver com este fato. Passar da simples constatação, mais ou menos passiva, de que já cá há multicultural idade e passar a entender esta como intercultural idade, esse é um dos objetivos de algumas organizações governamentais e não governamentais.
Várias questões se levantam perante esta nova realidade, mas a que aos técnicos de educação, mais preocupa e, em primeira instancia, a criação de uma sã convivência (nas salas de aula e não só) dos autóctones relativamente aos imigrantes e vice-versa, o respeito pela diferença e a integração das outras culturas na nossa, sem perda da identidade das suas culturas de origem.
A educação é multicultural porque abriga em seus espaços múltiplas culturas,e pode ser intercultural se houver diálogo,troca e aprendizado entre elas.O multiculturalismo se opõem a monoculturalismo. Assim,uma educação multicultural devera ter ou construir como principio o respeito e a convivência com as diferenças.
Já a educação monocultural seria