portifolio
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma produção textual interdisciplinar integrando conteúdos das disciplinas dadas nesse semestre. Será discutido sobre gestão escolar, tecnologias educacionais e políticas públicas; refletindo sobre a relação da tecnologia educacional com a gestão democrática na escola pública.
2 DESENVOLVIMENTO Uma questão importante e, no entanto, pouco abordada comparativamente à sua importância, diz respeito à relação entre os gestores das unidades educacionais e o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ambiente escolar. Embora seja um fato bem estabelecido que as escolas só tenham a ganhar com o uso das TICs, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista gerencial, ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola. A Constituição Federal estabelece no artigo 206 os princípios sobre os quais o ensino deve ser ministrado. Dentre eles, destaca-se a gestão democrática do ensino público, na forma da lei. Cabe, no entanto, aos sistemas de ensino, definirem as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
* participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
* participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (LDB - Art. 14).
Como condição para o estabelecimento da gestão democrática é preciso que os sistemas de ensino assegurem às unidades escolares