portifolio
1. Introdução________________________________________04
2. Desenvolvimento___________________________________05
3. Conclusão________________________________________09
4. Bibliografia________________________________________09
INTRODUÇÃO.
Esse trabalho visa fazer uma abordagem que analise as formas de enfrentamento da questão social nas ultimas décadas, assim como também o contexto histórico em que se situava a profissão de assistente social e como isso refletia na prática profissional.
A profissão surge com a ascensão da sociedade burguesa nas primeiras décadas do século XX. Assim, com o aparecimento de classe sociais, que necessitavam de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária.
O Serviço Social se encontra em uma profissão interventiva buscando a diminuir as disparidades sociais. Em muitas vezes, ela assumi características peculiares, que marca seu próprio desenvolvimento e ajuda a compreender suas limitações em seu próprio campo de ação.
Desenvolvimento
Durante a década de 80, a sociedade brasileira foi palco de um processo de revitalização da sociedade civil que emergiu com a luta pela democratização do Estado e da sociedade. Esse período foi marcado por um movimento de conquistas democráticas que ganharam a cena pública como a organização de movimentos sociais em diferentes setores, o fortalecimento dos sindicatos, a visibilidade das demandas populares e a luta por direitos sociais (RAICHELIS2000). A mobilização e as lutas da sociedade civil, que ressurgiram no início dos anos 80, foram fundamentais para a ampliação dos espaços de participação democrática. Os avanços no campo dos direitos sociais, consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988