pim iv
A camada de aplicação é a mais utilizada no dia a dia dos usuários de computador, pois ela contempla os softwares e seus programas ou aplicativos. Em outras palavras, é por meio desta camada que os usuários dos computadores se comunicam com o sistema operacional – o qual faz a comunicação com o hardware e assim sucessivamente.
Conforme já foi dito, a entrega de pacotes de dados entre os hosts acontece através de roteadores que interconectam as coleções de redes.
Os roteadores identificados em sua estrutura são da Vanguard, todos disponibilizados pela Embratel para a conexão MPLS. Os protocolos não puderam ser analisados porque a empresa que os disponibilizam proíbe tal acesso.
Cada filial do grupo possui seu próprio servidor de DHCP (dynamic host configuration protocol), para a distribuição de IP local. Os roteadores fazem o barramento da distribuição de um IP da filial para a matriz, a fim de evitar conflito de rede, afinal não podem existir dois IPs idênticos em uma mesma rede.
A versão atual do protocolo de IP é IPV4.
O TCP/IP oferece confiabilidade, flexibilidade e facilidade de implementação.
Ele foi criado para atender às necessidades da chamada ARPANET (Advanced
Research Projects Agency Network), o modelo atual da rede mundial de computadores (internet).
1 4
É formado basicamente por duas camadas: camada de rede e camada de transporte. Mediante explicação antecessor, a camada de rede responsabiliza-se pelo endereçamento, roteamento de pacotes, controle de envio e recepção. Já a camada de transporte faz a conversão entre as aplicações intercomunicadas da rede. Seu endereçamento é implementado pela camada de rede (IP). Uma das informações controladas por ele é o endereço IP do destinatário e emitente. Na quarta versão, o endereço IP é constituído por um número de 32 bits, dividido em
quatro