VoIP
COMUTAÇÃO
A comutação é considerada um processo importante, pois gerencia (alocação e/ou liberação) os recursos da rede na utilização de algum serviço. As três formas de comutação existentes são: comutação de circuitos, comutação de mensagem e comutação de pacote.
Redes de comutação de circuitos: Nesse tipo de comutação, como mostra a Figura 1, a comunicação ocorre em um caminho dedicado durante a efetivação da conexão entre duas estações e será encerrada apenas quando uma das estações decidir em desfazer a conexão ou circuito.
Redes de Comutação de Mensagem: Nesse tipo de comutação, o estabelecimento da comunicação ocorre em um caminho não necessariamente dedicado entre as estações. Se a estação de transmissão necessitar de um caminho dedicado para o envio de uma determinada mensagem, a mesma deverá adicionar o endereço de destino à mensagem, de forma a ser transmitida pela rede de nó a nó.
Redes de Comutação de Pacotes: Enquanto a Rede de Telefonia Pública Comutada baseia-se na comutação por circuito, a tecnologia VoIP baseia-se em comutação por pacotes.
Nesse tipo de comutação, como mostra a Figura 2, o tamanho dos dados transmitidos são limitados, ou seja, quando o tamanho da mensagem for maior que o tamanho limite, a mesma é quebrada em tamanhos menores, denominados pacotes, de forma a serem enviados pela rede até o destino, trafegando em diferentes enlaces. Esse tamanho limite é denominado MTU (Maximum Trasmit Unit ou Unidade Máxima de Transmissão), que refere ao