Portifolio Em Grupo 2 Periodo
Nesta produção textual, iremos falar um pouco de detalhes sobre indicador hospitalar, ou seja, suas características, o que é indicador hospitalar? , iremos citar alguns indicadores e tentar envolver o máximo possível das aulas estudadas neste segundo período. Falaremos sobre níveis de complexidade, indicadores hospitalares hospitais filantrópicos rede privada e etc.
DESENVOLVIMENTO
O propósito dos sistemas de atenção à saúde é proporcionar o mais alto nível de qualidade ao menor custo, de maneira mais equitativa, ao maior número de pessoas. (Adaptado de Donabedian, 1986).
Como: Dado Informação Indicador
Ou seja, são medidas usadas para ajudar a descrever a situação de um determinado fenômeno ou problema, fazer comparações, verificar mudanças ou tendências e avaliar as ações planejadas durante um período de tempo, em termo de qualidade e quantidade das ações executadas (Mariza Kluck, 2002). Devem permitir comparações em diferentes tempos, no mesmo local e em diferentes locais, no mesmo período de tempo. Não é uma medida de qualidade, apenas identifica ou dirige a atenção para assuntos específicos de resultados, dentro de uma organização de saúde.
Tipos:
Números absolutos: proveniente de contagens, como os casos de um evento de saúde-doença em um período. Ex: incidência absoluta de dengue em Juiz de Fora em 2010.
Números relativos: são valores absolutos expressos em relação a outros valores absolutos. Podem ser índices, proporções, coeficientes e razões.
Índices:
Medidas que integram múltiplas dimensões ou elementos de diversas naturezas.
Numerador e denominador expressam dimensões distintas.
Ex: Número de leitos hospitalares por população
Proporções:
Todas as unidades do numerador estão contidas em um denominador mais amplo.
Os resultados podem ser expressos em forma de fração ou multiplicados por 100.
Medem, por exemplo, o número de óbitos por uma causa determinada dividido pelo total de óbitos