PIECES QFD
PIECES
É uma técnica que visa apresentar sugestões para iniciar uma reunião de extração de requisitos, (estruturar o processo), através de categorias de problemas. Desenvolvedores inexperientes dificilmente sabem como começar. Que perguntas fazer para extrair os requisitos. Seis categorias de problemas que podem ajudar o analista a estruturar o processo:
P – Performance (Desempenho)
I – Information and data (Informações e Dados)
E – Economy (Economia)
C – Control (Controle)
E – Efficiency (Eficiência)
S – Services (Serviços)
Pode ser adaptada para incluir questões iniciais ou básicas que sejam especialmente relevantes para o tipo de software. Ajuda a lidar com dificuldades de articulação dos problemas e comunicação. mais proveitosa na análise de produtos já existentes(manuais ou automatizados). Pode ser adaptada para domínios de aplicação específicos. Com a experiência: um conjunto de questões detalhadas pode ser elaborado (produtos novos e produtos a ser melhorados).
Desempenho
Medido de duas maneiras: 1. pelo numero de tarefas completadas em uma unidade de tempo (throughput), tal como o numero de pedidos processados no dia; 2. pelo tempo de resposta, ou seja, a quantidade de tempo necessária para executar uma única tarefa. Perguntas que ajudem a identificar as tarefas e o tempo de resposta para cada tipo de tarefa. Quando o produto já existe: descobrir se os usuários experientes já sabem onde existem problemas de desempenho.
Informação e dados
Os produtos de software fornecem dados ou informações ́uteis para a tomada de decisão. o software deve fornecer acesso: 1. ao tipo certo de informa ̧c ̃ao (nem de mais nem de menos); 2. no tempo certo; 3. em forma utilizável. Se os usuários tendem a não utilizar o produto sintoma de que informações erradas estão sendo fornecidas. se eles o utilizam, mas expressam frustração o sistema apresenta muita informação, ou o faz de uma forma diferente