PRATICA 3 JOYCE
Autores: Bruna Cristina Gregório 314211085 Erica Aparecida Moreira 31416346 Fiama de Aguiar Souza 31411666 Joyce Pereira Vilela 31411906 Thaila Duarte Albuquerque 31415752
Objetivos da experiência: Determinar a resistência elétrica de dois resistores, e suas respectivas incertezas, por meio de três maneiras distintas: Consultando o código de cores; Utilizando o ohmimetro de um multímetro digital; Calculando a resistência com base na equação V=RI (Equação 1).
Materiais e Métodos:
Utilizamos para realizar o experimento os seguintes materiais: Dois resistores de diferentes valores (100 e 220 ohms), dois multímetros, uma fonte de tensão variável, quatro cabos bananajacaré e uma placa que realizamos a montagem do circuito.
Parte experimental e discussão:
A resistência elétrica é uma propriedade que os materiais em geral têm, de dificultar o movimento dos elétrons. Sendo assim, a corrente elétrica tem sua intensidade determinada de acordo com a resistência desses componentes eletrônicos.
A prática de numero três se refere à resistência que cada resistor apresenta, ou seja, a dificuldade que cada um apresente em relação à passagem de corrente elétrica. Esta prática tem como objetivo determinar a resistência dos resistores através de um código padrão de cores presentes nos mesmos e também através da medição feita com o multímetro na função de ohmimetro.
I – Consultando o código de cores;
Primeiramente determinamos a resistência dos dois resistores através de suas respectivas cores. O resistor possui quatro cores, sendo que estas cores devem ser associadas à tabela de cores para que a leitura da resistência seja feita. A primeira cor deve ser associada ao seu respectivo algarismo e da mesma forma deve-se associar o segundo algarismo, a terceira cor representa o algarismo