Economia Politica RI
Atividade: Março/2014
ECONOMIA POLITICA INTERNACIONAL Prof. Dra. Fabiana P. Dessoti
ALUNA: MILENA DO NASCIMENTO ARANTES 709018 – 3.PR
ATIVIDADE:
1- APRESENTAR E DISCUTIR AS TEORIAS DO INVESTIMENTO DE PORTIFÓLIO E DO INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO
- INVESTIMENTO DE PORTIFOLIO:
São determinantes do investimento de portifolio
- diferencial de taxa de juros para o capital de empréstimo e
- diferencial de taxas de rentabilidade para o capital de risco
Assim, o capital que se movimenta internacionalmente o faz como resposta a diferenças absolutas nas taxas de juros ou de rentabilidade. O investimento internacional tem função direta do diferencial de taxas de remuneração do capital entre países.
Tem-se como base o conceito de eficiência marginal do capital ( a expectativa dos investidores refletida no cálculo da taxa de retorno esperada do investimento, baseando-se a decisão de investir na expectativas de comportamento futuro - correção da taxa de juro nominal pela variação da taxa de cambio). Por exemplo, expectativas de desvalorização cambial podem induzir a uma saída do investimento de portfólio, e expectativas de manutenção do cambio sobrevalorizado (como ancoragem cambial) podem induzir fluxos de investimento internacional de portifólio em ativos financeiros (como títulos do governo ou fundos de renda fixa).
Outro fator determinante para o investimento de portifólio são os custos de transação associados ao fluxo internacional de capitais, dividindo-se estes entre ex ante (custos ligados ao estabelecimento de contratos) e ex post (associados a tarefas de administrar, informar, monitorar e fazer cumprir o desempenho prometido contratualmente).
O texto cita ainda a determinante liquidez (demanda especulativa por moeda é inversamente proporcional à taxa de juros), e o crescimento econômico e o progresso técnico (pode ocorrer um movimento internacional de capitais