Portfólio de metodologia de história e geografia
Sendo o professor o principal agente da educação escolar na formação, e mediador dos alunos, para facilitar ou desestimular a aprendizagem.
Aplicar a disciplina de geografia nos envolve trabalhar simultaneamente as opções teórico-metodológicas. De acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 5692/71) reformou o ensino conforme o modelo educacional norte americano, instituindo as licenciaturas curtas: Estudos Sociais e Ciências.
Com a implantação do curso de Estudos Sociais em substituição às licenciaturas de geografia e história, formava professores com deficiências teóricas e práticas, que confundiam o objeto e o método de estudos das duas disciplinas, desvalorizando o saber geográfico. A melhoria da educação e do ensino da geografia deve ter como objetivo propiciar ao aluno da educação básica, a alfabetização geográfica e análise, reflexão e crítica do espaço geográfico. Os alunos devem compreender os conceitos geográficos valorizando-os, assim como o profissional da educação e para isso a formação inicial reflexiva do professor é de fundamental importância.
O Professor tem o compromisso de ouvir os alunos, sistematizar as suas falas, criar e estimular as polêmicas e dúvidas, textualizar as dúvidas e conclusões elaboradas procurando sempre surpreendê-los, provocar surpresas que estimulem a paixão pelo aprender, pensar em novas formas de organizações de nosso espaço e de nossa sociedade que visem um mundo com mais justiça e pluralidade.
A busca pela melhoria da qualidade do ensino deve ser uma constante na vida dos professores. Partindo desta concepção, entende-se que repensar a ação docente é um desafio cotidiano, principalmente quando se almeja formar um aluno cidadão, consciente, crítico, ético, criativo e atuante na sociedade em que vive. Apesar dos esforços provenientes do debate das tendências de renovação na Geografia, contrapondo os paradigmas da Geografia Tradicional e Quantitativa com a