Portfolio Individual 2015
EDUCAÇÃO FÍSICA
FRANCISCA DO NASCIMENTO SOUZA
Analisar a transição do paradigma da educação especial no modelo segregado a perspectiva da educação inclusiva no Brasil.
Tailândia-PA
2014
FRANCISCA DO NASCIMENTO SOUZA
Analisar a transição do paradigma da educação especial no modelo segregado a perspectiva da educação inclusiva no Brasil.
Trabalho apresentado ao Curso (Educação Física) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina.
Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância.
Prof. Wilson Sanches,
Prof. Mariana de Oliveira,
Prof. Regina Celia Adamuz,
Prof. Rosely Cardoso Montagnini,
Prof. Sandra C. Malzinoti Vedoato,
Prof. Mari Clair Moro Nascimento,
Prof. Vilze Vidotte Costa.
Tailândia-PA
2014
RESUMO
Inclusão escolar pressupõe que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de acesso, de permanência e de aproveitamento na escola. Independentemente de qualquercaracterística peculiar que apresentem ou não. A pesquisa está assentada na consigna Educação para todos, no tocante a uma cultura das diferenças. Com base no tema: Inclusão Escolar e Educação Especial –Compreendendo Nomenclaturas tem-se o intuito de desmistificar essas expressões que são comumente utilizadas como se tivessem o mesmo significado.
O debate acerca da educação inclusiva tem notadamente se destacado na educação brasileira. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Nesse entendimento, a educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis e que avança em relação à ideia de equidade ao