PORTFÓLIO INDIVIDUAL CONTABILIDADE APLICADA 6 SEM 2015

900 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ÍNDICES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

2.1.1 O que é ISE-BOVESPA?

2.2 LEIS DE RESPONSABILIDADE FISCAL
2.2.1 Contribuições para a transparência das contas públicas
2.3 AGRONEGÓCIOS, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR
2.3.1 A expansão destas atividades econômicas
2.3.2 Oportunidade de atuação do profissional da contabilidade

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei abordar assuntos sobre a Contabilidade Aplicada. A prática da Contabilidade é associada principalmente às empresas privadas, devido à necessidade de mensurar o lucro contábil e as empresas públicas, da necessidade de mensurar os custos dos serviços prestados e a adequação aos limites orçamentários. Porém, sendo a Contabilidade uma ciência aplicada a qualquer tipo de organização, as entidades privadas sem fins lucrativos, enquadradas no Terceiro Setor, também devem se adequar às normas brasileiras da prática contábil, ás legislações específicas e ás obrigações fiscais.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ÍNDICES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
2.1.1 O que é ISE-BOVESPA?

Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), essa iniciativa busca criar um ambiente de investimento comparável com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciando em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa de desempenho das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Relacionados