Livro P Gina 216
1) O educador brasileiro Rubem Alves, estabelece uma relação entre o início da filosofia e o início da ciência. Que relação é essa?
A relação entre o início da filosofia e o início da ciência se da com a afirmação de que anos atrás, quando os filósofos começaram a se perguntar acerca da origem de tudo que se vê, se sente, e se sabe. Estes inevitavelmente iniciaram o processo de busca de explicações racionais aos fenômenos conhecidos, resultando assim, em todas as ciências conhecidas hoje em dia, que agora, fazem perguntas e tentam as responder, em áreas mais especificas do conhecimento, sejam biológicas, humanas ou exatas.
2) Como esse autor sintetiza a evolução da filosofia grega em seus primórdios?
O autor apresenta exemplos de observação filosófica sobre os fenômenos naturais, que mesmo que não exatamente repetidos, apresentam um padrão praticamente universal, acabando por gerar um estudo mais profundo destes, gerando as ciências conhecidas atualmente.
3) Interprete as razões apontadas pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche para levarmos a sério a proposição de Tales de que “a água é a origem e a matriz de todas as coisas”.
Segundo Nietzsche é absurda a idéia de que a água é a origem de todas as coisas. No entanto enumera as razões pela "veracidade" de Tales: 1° porque essa proposição enuncia algo sobe a origem das coisas, 2° porque faz sem imagem e fabulação e 3° porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: "Tudo é um"
4) Justifique com trechos do texto de Platão a seguinte afirmação: “Heráclito proclama o permanente fluir da realidade. O ser é sempre dinâmico”.