ceramica polimeros e madeira
Aluno: Geovane Fortunato
Professor: Roberto de Melo Rodrigues
CERÂMICA VERMELHA PARA O USO NA CC
1) Descrever sucintamente os processos de fabricação das peças cerâmicas (da extração da argila até a obtenção da peça cerâmica acabada).
1. Exploração da jazida: Para a escolha de uma jazida, devem ser considerados os seguintes fatores: localização, topografia do local, características geológicas, características do barro relacionadas com a posterior aplicação e facilidade x dificuldade de remoção da camada superficial.
2. Preparação da matéria-prima e da massa: i. Sazonamento: consiste no apodrecimento da argila através de uma exposição mais ou menos prolongada às intempéries, com o objetivo de propiciar a fermentação da matéria orgânica, a lavagem de sais solúveis, a desagregação dos torrões e a oxidação de piritas. ii. Eliminação das impurezas grosseiras: pode ser por sedimentação, centrifugação, entre outros métodos. iii. Maceração: é a desintegração, trituração e peneiramento do material para obtenção de partículas menores. iv. Loteamento do barro: consiste numa correção da argila para dar à mistura a composição desejada relacionada com sua posterior aplicação. v. Amassamento da mistura: é a adição de água (ou não) para proporcionar homogeneidade e preparar a pasta para a moldagem.
3. Moldagem: é a operação que vai dar forma desejada à pasta cerâmica, pode ser realizada de várias formas e com diferentes teores de adição de água.
4. Secagem: tem como objetivo evaporar a maior quantidade possível de água antes da queima, tornando a peça suficientemente resistente para ser manuseada. Esse procedimento também pode ser realizado de várias formas, de acordo com a velocidade de secagem.
5. Cozimento (queima): é esta etapa que vai dar origem ao processo de vitrificação, que dará coesão e resistência às peças cerâmicas. Para o cozimento, também existem diferentes tipos de forno.
6. Esmaltação: é o processo de