Materias de contrução
“Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”
A incorporação de práticas de sustentabilidade na construção é uma tendência crescente no mercado. Sua adoção é “um caminho sem volta”, pois diferentes agentes – tais como governos, consumidores, investidores e associações – alertam, estimulam e pressionam o setor da construção a incorporar essas práticas em suas atividades.
Para tanto, o setor da construção precisa se engajar cada vez mais, buscando, em cada obra, soluções que sejam economicamente relevantes e viáveis para o empreendimento.
MADEIRA PLÁSTICA
Madeira plástica (ou mais corretamente compósito de plástico-madeira) a depender das cargas que lhe são adicionadas é um material composto produto de reciclo de polímeros, inclusive do lixo, em especial o polietileno de alta densidade adicionado de outros materiais, tais como serragem de madeira, carbonato de cálcia, caulim, pigmentos e plastificante, além de algum teor se conveniente de polietileno de baixa densidade, e conforme novas tecnologias, poliestireno, conforme as propriedades finais de resistência a flexão, compressão, rigidez ou flexibilidade que sejam desejadas. Juntando esses diversos tipos de plásticos se obtém um produto final com as características de cada um deles, sabe-se que os diferentes tipos de polímeros de plástico não se misturam, por isso a junção é feita mecanicamente, forçando os polímeros a se juntarem por métodos de compressão.
Nasce e desenvolve-se como produto da preocupação com a responsabilidade com o meio ambiente, com o crescimento da reciclagem de materiais, visando substituir madeira em diversos fins (objetos externos, expostos à intempéries, ou internos, sob umidade alta), como bancos de praça, instalações para lixo, cobertura de pontes, escadas, corrimãos, guardas de sacadas, estrados para a criação de animais na pecuária, como