Materia de contruçao
Ensaio Jominy
O ensaio Jominy é utilizado para avaliar a temperabilidade dos aços. Este ensaio é padronizado pela norma NBR-6339 da ABNT. Neste ensaio, o corpo de prova é aquecido até a temperatura de austenitização do aço do qual o mesmo é fabricado e resfriado rapidamente em condições padronizadas, através de um jato d’água. Após o resfriamento do corpo de prova, é feito a medição da dureza na extremidade resfriada e em seguida é feito uma análise gráfica dos resultados.
Ensaio Grossmann
Barras de aço com diferentes diâmetros são temperadas e o perfil da dureza ao longo do diâmetro da barra é medido. A dureza no centro das barras é apresentada num único gráfico, onde o diâmetro crítico (50 HRC ou 50% de martensita) é determinado para um dado meio de têmpera. Assim, barras com diferentes diâmetros são temperadas e a dureza varia com o meio de têmpera, a posição ao longo do diâmetro e com os diferentes diâmetros.
Taxa de resfriamento crítico
É a menor taxa de resfriamento que é aplicada ao material para que haja a formação de martensita em toda estrutura. É um procedimento caro e muito sofisticado.
Objetivo
Verificar e comparar as diversas estruturas obtidas ao longo do eixo da peça e medir a sua respectiva dureza.
Procedimentos e Resultados esperados
Inicialmente os corpos de prova são preparados. A seguir ambos são colocados no forno por 40 minutos a uma temperatura de 860ºC, onde deveria ter atmosfera controlada. Logo em seguida retirar os corpos de prova do forno e colocar em um dispositivo de ensaio Jominy, essa transição do forno para o dispositivo não deve exceder 10 segundos. No dispositivo é iniciado um jateamento de água na parte inferior do material, onde se dá um resfriamento do mesmo. Após totalmente resfriado, levar o material para o laboratório para efetuar as medições de dureza ao longo do corpo de