Principais tipos de colas e suas aplicações
Departamento de Química
Disciplina: Química Geral EC - DQU0005
Professor: José Machado Moita Neto
Curso: Engenharia Civil
Principais tipos de colas e suas aplicações
Teresina, 04 de dezembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
COLAS MULTIUSO 05
COLAS PARA PORCELANA E VIDRO 07
COLAS DE MADEIRA 08
COLAS PLÁSTICAS 09
COLAS PARA METAL 10
COLA UV 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
Introdução
Adesivos são polímeros formulados a base de resina epóxi, endurecedores e vários outros compostos que depois de misturados transformam-se em um produto único de características irreversíveis.
Existem três tipos de cola: as colas baseadas em água; as colas baseadas em solventes; e as colas que reagem quimicamente em contato com o ar. Apesar dessas diferenças, todas elas possuem algo em comum: usam a propriedade adesiva de certos polímeros (naturais ou sintéticos) para manter as coisas unidas. Estes polímeros se ligam uns aos outros e as partes que se deseja unir, colando-as.
As colas com base em água são formuladas com polímeros, naturais (goma arábica) ou sintéticos (acetato de polivinila, ou PVA), dissolvidos em água. Elas devem ser usadas apenas na superfície de materiais porosos (como papel, tecido e madeira), pois não atuam em materiais não porosos (como vidros e plásticos). Na presença da água, os polímeros interagem pouco entre si, e a cola permanece líquida. Entretanto, quando aplicada sobre uma superfície porosa, a cola, além de permanecer entre as duas partes que deve colar, também penetra nos poros existentes na superfície destes materiais. Com o tempo, a água evapora lentamente, e os polímeros começam a interagir entre si e com o material sobre o qual foram aplicados, unindo as duas partes que estavam em contato. As colas com base aquosa são laváveis e perdem sua capacidade de aderência quando expostas à água, pois os polímeros responsáveis pela aderência se dissolvem neste