LOGÍSTICA FOI A ARMA DOS EUA PARA DERROTAR SADDAM
LOGÍSTICA FOI A ARMA DOS EUA PARA DERROTAR SADDAM
A Logística é um dos fatores mais decisivos para o resultado de uma guerra – traça o destino de todos os envolvidos na disputa.
A Administração logística está entre as mais velhas Ciências Administrativas. Começou com os primeiros líderes militares, dos tempos bíblicos, atingindo alta sofisticação a partir da II Guerra Mundial.
O desempenho das frentes de combate depende da eficiência das áreas de apoio.
O Planejamento Logístico permite a perfeita administração das remessas de alimentos, equipamentos e tropas às regiões conflagradas correta utilização de meios de transporte.
General William “Gus” Pagonis – chefiou toda a Logística das Forças Armadas norte-americanas – coordenou a movimentação de suprimentos, garantindo que cada soldado estivesse adequadamente alimentado e equipado para os combates no deserto.
Finalidade do Sistema Logístico: controlar e harmonizar os fluxos de entrada e saída nas áreas de distribuição, suprimentos e produção. – sejam eles referentes às informações ou materiais.
Centro de Distribuição (CD) – elo da cadeia logística onde são consolidadas e expedidas as cargas. Os CD precisam estar estrategicamente localizados, próximos às regiões de conflito.
Tecnologia da Informação: auxilia a logística, para que esta se torne mais eficiente, permitindo execução das funções logísticas com maior rapidez, menor desperdício de materiais e menores custos.
EM UMA GUERRA, A LOGÍSTICA É O MAIOR DIFERENCIAL COMPETITIVO.
PROPOSTA DE TRABALHO:
1. Porque a logística pode traçar o destino de todos os envolvidos em uma guerra?
2. Que relação existe entre o desempenho das frentes de combate e a eficiência das áreas de apoio?
3. O que você entende por “harmonizar” os fluxos de entrada e saída de materiais e equipamentos em uma guerra?
4. Porque os CD (Centro de Distribuição) precisam estar estrategicamente localizados?
5. Como a tecnologia da informação pode