FILO ECHIURA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ-CESI
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CILA ALVES NEGREIROS MENDES
AS DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DE CLOROFILAS DAS ALGAS
IMPERATRIZ/MA
2013
Existem quatro tipos de clorofilas denominadas a, b, c e d. As clorofilas a e b estão presentes em plantas verdes. Nas algas e cianobactérias são encontradas as clorofilas c e d. Os pigmentos envolvidos no processo de fotossíntese são as clorofilas a e b, os carotenóides e as ficobilinas. As diferenças entre clorofila a e b são poucas, apenas na composição de uma cadeia lateral, onde na clorofila a é -CH3 e na b é – CHO:
O nome “clorofila” foi proposta por Pelletier e Caventou, em 1818, para denominar a substância verde que se podia extrair das folhas com o auxílio do álcool.
O termo Clorofila se refere a um grupo de pigmentos fotossintéticos produzidos nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais. Estes pigmentos, responsáveis pela cor verde das plantas funciona como fotorreceptor da luz visível utilizada no processo da fotossíntese. As diferenças aparentes na cores dos vegetais são devidas à presença de outros pigmentos associados, como os carotenóides, os quais sempre acompanham as clorofilas
A clorofila, que dá a coloração verde da maioria dos vegetais, absorve muito bem a luz das regiões azuis e vermelhas, refletindo a luz verde.
O processo do qual a clorofila absorve a luz do sol e usa desta energia pra sintetizar carboidratos a partir de gás carbônico (CO2) e água, denomina-se fotossíntese.
Em cada molécula de clorofila existe um átomo de magnésio (Mg) que se encontra no centro de uma estrutura em anel (anel porfirínico) que é estimulado pela luz. Há também uma “cauda” na molécula, formada por cadeias hidrofóbicas.
Existem quatro tipos de clorofilas denominadas a, b, c e d. As clorofilas a e b estão presentes em plantas verdes. Nasalgas e