Invertebrados - Echiura
Os membros do filo Echiura (do grego echis, “em forma de serpente”) são também vermes celomados, não-segmentados. Existem cerca de 135 espécies conhecidas. Como os sipuncúlidos, os equiúridos compartilham certas características como o Bauplan dos anelídeos, porém não possuem qualquer indicação de metamerismo. O corpo vermiforme dividi-se em uma probóscide pré-oral anterior e um tronco expandido. A boca localiza-se na exterminada anterior do tronco, na base de uma alha ou sulco da probóscide. A superfície do corpo pode ser lisa ou ligeiramente verrucosa, possuindo, algumas vezes, cerdas.
Muitos equiúridos são bastante grandes. O tronco pode ser de uns poucos centímetros a 40 cm de comprimento, as probóscide pode atingir 1-2 metros de comprimento. A espaçosa cavidade do corpo contém numerosos mesentérios, mas não é completamente dividida por septos, não havendo evidencias convincentes de segmentação. Na região anterior do tronco ocorrem de um a muito nefrídios, cada um com seu próprio poro ventral. A maioria dos equiúridos possui um sistema circulatório fechado simples. Esses vermes são dioicos, e seu desenvolvimento reflete claras afinidades com os protostômios, incluindo uma trocófora como estádio larval.
Os equiúridos são bentônicos e vivem exclusivamente em habitats marinhos ou salobros. A maioria escava em areia ou lama, ou vive em cascalho ou entre detritos. Algumas espécies são típicos habitantes de galerias escavadas em tochas por moluscos ou outros invertebrados perfuradores. São conhecidos da região entremarés até profundidades de 10.000 metros.
Parede do corpo
A parede do corpo contem uma fina cutícula que cobre a epiderme, a qual é composta por um epitélio cuboide e contém uma variedade de células glandulares. Cerdas epidérmicas pares ocorrem em algumas espécies. Uma derme fibrosa situa-se abaixo da epiderme. Camadas de músculos circulares, longitudinais e oblíquos constituem a maior parte da parede do corpo, que é revestida