Ácidos e colas
Adesivos e colas são materiais de grande importância no setor industrial, tendo em vista sua ampla gama de aplicações. A utilização desses produtos pode passar por indústrias do setor calçadista, moveleiro, setor de embalagens, gráfico, de colchões e muitos outros mais.
Graças a sua eficácia e à facilidade de aplicação também ganham uso no que diz respeito à montagem de componentes mecânicos, elétricos e eletromecânicos, empregados na produção de diversos produtos.
A fim de se firmar essa idéia, bem como fornecer conhecimentos mais específicos sobre este tema, foram realizadas pesquisas que estarão dispostas e discutidas neste trabalho.
ADESIVOS E COLAS
1 – Conceitos básicos
Adesivos ou colas são polímeros formulados à base de resina epóxi, endurecedores e vários outros compostos que após misturados transformam-se num produto único de características irreversíveis. São materiais capazes de unir duas superfícies através da força de adesão e coesão interna, sem modificar significativamente as estruturas destes corpos. Podem ser descritos segundo os seguintes parâmetros:
1. forma física: adesivo líquido, adesivo de fita;
2. tipo químico: adesivo de silicato, adesivo de resina;
3. finalidades: adesivo para papel, adesivo para metais, adesivos para plásticos e adesivos para borracha.
Para um melhor avanço nos estudos referentes a esses materiais é necessário apresentar alguns conceitos importantes:
1.1 - Substrato
Tecnicamente, são as superfícies a serem unidas por um adesivo.
1.2 - Adesão
É a capacidade de umectação e afinidade de um adesivo a um ou mais substratos. A força de adesão está baseada nas forças de atração entre as moléculas do adesivo e das superfícies a serem coladas. Esta força é caracterizada por atuar entre o adesivo e o substrato.
1.3 - Coesão
É a própria resistência interna oferecida a esforços do adesivo. Quanto mais forte forem as forças intermoleculares do adesivo, maior a coesão e conseqüentemente a resistência ao