resumo Materiais de construção civil 2
O que é um material cerâmico?
São massas de argilas submetidas a processos de secagem lenta e, após a retirada de grande parte dessa água, sintetizada em temperaturas elevadas.
Um material cerâmico é constituído de elementos metálicos (alumínio, silício, sódio, etc) com um material não metálico (oxigênio, enxofre, nitrogênio e carbono).
Quais são os elementos da construção civil mais comuns e importantes em cerâmica?
Os principais elementos da construção civil mais comuns são a alvenaria de vedação utilizando os blocos de diversas dimensões. Cerâmica possui características para que seja utilizado como alvenaria estrutural. É utilizado como telhas e revestimentos também.
As cerâmicas usadas na construção civil são em sua maioria silicatos. Como isso se reflete em desempenho da cerâmica?
A presença de silicatos aumenta a resistência mecânica, devido suas fortes e estáveis ligações covalentes.
O que é plasticidade?
É a propriedade de o material úmido ficar deformado (sem romper) pela aplicação de uma tensão, permanecendo deformado quando a tensão é retirada.
Por que a plasticidade é importante na fabricação dos materiais cerâmicos?
Como os produtos cerâmicos possuem diversas formas e tipos, é importante que haja uma alta plasticidade para que quando for aplicada uma tensão, o material continue no molde que a fabricação deseje quando a tensão for retirada.
Quais são os 2 tipos de materiais cerâmicos?
Existem dois tipos. A cerâmica vermelha que possui materiais com coloração avermelhada empregados na construção civil (tijolos, blocos, elementos vazados, lajes, etc.) e também utensílios domésticos. Esta cor é devido a existência de óxido de ferro na matéria-prima argilosa. O outro tipo é a cerâmica branca, que é um tipo bem diversificado que possui materiais constituídos por um corpo branco e em geral recobertos por uma camada vítrea incolor necessária por razões estéticas e/ou técnicas. Muito dos