Ciências dos Matériais
Asfalto
Na historia antiga anos antes de Cristo o asfalto não era extraído do petróleo, mas sim feito com piche retirado de lagos pastosos, era usado para conter vazamentos em reservatórios, pouco anos depois foi usado para pavimentar estradas.
As funções exercidas pelo asfalto na pavimentação são aglutinadora e impermeabilizadora. Como aglutinante proporciona uma íntima ligação entre agregados, capaz de resistir a ação mecânica das cargas dos veículos. Como impermeabilizante proporciona vedação eficaz contra a penetração da água de chuva às camadas estruturais do pavimento. Também proporciona ao asfalto característica de flexibilidade. A baixa reatividade química à muito agentes não evita que esse material possa sofrer, no entanto, um processo de envelhecimento por oxidação lenta pelo contato com o ar e a água.
A composição quimica do Asfalto é muito complexa sendo que depende de varios processos e materia prima o petróleo cru é aquecido sob pressão a elevadas temperaturas, sendo utilizada uma torre de destilação para a separação das diferentes frações que destilam nas seguintes temperaturas aproximadas:
- gasolina..................................... 37 a 204ºC
- querosene.................................. 177 a 302 ºC
- óleo diesel.................................. 218 a 371 ºC -óleos lubrificantes........................ acima de 343ºC
Para remoção de frações de elevado ponto de ebulição, sem provocar modificações químicas, recorre-se à redução de pressão e utilização de vapor. Os asfaltos assim obtidos,são designados como de destilação a vácuo e vapor. Dependendo do processo de destilação ou refino, por exemplo, desasfaltação a propano ou destilação a vácuo, o asfalto pode apresentar diferenças marcantes de comportamento.
· O CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo (Ex. CAP-20, CAP-70);
· O ADP - Asfalto Diluído de Petróleo(Ex. CM-30, CR-250);
· A Emulsão Asfáltica