portfolio generos textuais
Produção Textual Interdisciplinar Individual:
Reflexão: Gêneros do narrar e sua possível relação com a linguagem corporal.
Uruguaiana - RS 2013
maria isabel duarte nolasco
Produção Textual Interdisciplinar Individual do 6° Semestre apresentado às disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa; Ensino da Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física Escolar; Seminário VI. Profs.: Sandra Rampazzo, Marilzete Steinle, Juliana Fogaça Sanches Simm e Suhellen Lee.
Uruguaiana - RS 2013
INTRODUÇÃO
Conceito de Gênero Textual
Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recorrentes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio-históricos característicos, ou seja, são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. Definidos por composições funcionais, objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas, sociais, instituições e técnicas.
Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado, enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias: narração, argumentação, exposição, desccrição, injunção. Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual, da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual. Um tipo textual está contido num gênero e nunca ao contrário. Uma carta, por exemplo, pode ter passagens narrativas, descritivas, injuntivas, e assim por diante, sem perder sua funcionalidade.
Exemplos: telefonema, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio de restaurante, instruções de uso, inquérito policial, reseha, edital do concurso, bate-papo por computador, aulas virtuais e