ESTÁGIO EM ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA.
INSTITUTO UFC VIRTUAL – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA: ESTÁGIO EM ENSINO DA LINGUAGEM ORAL E DA LINGUAGEM ESCRITA.
PROFESSOR TITULAR: ROSEMEIRE SELMA MONTEIRO
TUTOR: MARIA ELISAUDIA DE ALMEIDA PEREIRA
ALUNA: ELIETE MARIA FREIRE CHAVES.
Atividade de Portfólio
Leia o artigo Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem e, em seguida, responda as questões abaixo no portfólio da aula 1:
1. O que é gênero do discurso?
R- Quando produzimos um texto independente da situação ou contexto, mas com finalidade especifica, seja para expressar sua opinião ou defender um ponto de vista sobre determinado assunto, estamos produzindo um texto que se organiza em torno de argumentos. Se contarmos fatos reais ou fictícios, podemos optar por produzir um texto que apresente em sua estrutura os fatos, as pessoas ou personagens envolvidos, o momento e o lugar em que os fatos aconteceram. Se a intensão é transmitir conhecimentos, o locutor deve construir um texto que exponha os saberes de forma eficiente. Assim, quando interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, seja ela oral ou escrita, estamos produzindo certos tipos de textos que, com poucas variações, se repetem no conteúdo, no tipo de linguagem e na estrutura. Esses tipos de texto constituem os chamados gêneros do discurso ou gêneros textuais que foram historicamente criados pelo homem com a finalidade de atender a determinadas necessidades de interação verbal. De acordo com a história, pode nascer um novo gênero ou desaparecer gênero de pouco uso ou mesmo sofrer mudanças e transformar-se em um novo gênero. 2. Como trabalhar o gênero na sala de aula?
Muito mais que incentivar a leitura, produção de textos e explorar as características de cada gênero, é necessário discutir o porquê de produzi-los e assim, compreender a diferença entre ensinar os gêneros como conteúdo e ensina-los dentro da pratica da leitura e da escrita.